GABARITO:
· 11. Na etiopatogenia (etiologia = origem da patologia = doença) das tromboses venosas agudas quais os fatores mais importantes:
A. anoxia (falta de O2) e desidratação celular
B. diminuição do fluxo sanguíneo
C. Obstrução mecânica
D. Estase (=parada) venosa, alteração da coagulação sanguínea e lesão do endotélio vascular.JUSTIFICATIVA:
“Trombose Venosa Aguda
Trombose venosa aguda é a oclusão de uma veia por um trombo, seguida de reação inflamatória na parede do vaso. A trombose venosa aguda pode ocorrer em veias do sistema superficial (trombose venosa superficial aguda - TVS) ou do sistema profundo (trombose venosa profunda aguda - TVP). A sinonímia mais comum é flebite, tromboflebite ou flebotrombose.
A fisiopatologia da trombose venosa baseia-se na tríade de Virchow (lesão do vaso, estase e alteração da crase sangüínea), que abrange todas as condições para o desenvolvimento desta doença. Assim sendo, na prática temos um ou mais fatores agindo na formação do trombo no interior da veia, caracterizando assim os grupos de risco para a trombose venosa como a ocorrência obesidade, neoplasias, varizes, lesões venosas traumáticas ou iatrogênicas (exames invasivos), pacientes acamados ou imobilizados por uma doença sistêmica ou local no membro, doentes com cardiopatia dilatada, compressões extrínsecas da veia, a gravidez e puerpério, uso de anticoncepcionais hormonais, doenças hematológicas que alteram a crase sangüínea, entre outras.”
REFERÊNCIAS:
-
http://estudmed.com.sapo.pt/cardiologia/tromboses_venosas_1.htm- HARRISON – MEDICINA INTERNA - PARTE OITO – DISTÚRBIOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - DISTÚRBIOS VENOSOS – TROMBOSE VENOSA
OBS: NA CRASE SANQGUÍNEA OCORRE MODIFICAÇÃO DA VISCOSIDADE, QUE LEVA A UM AUMENTO DA RESISTÊNCIA VASCULAR, PERIFÉRICA (FLUXO LÂMINAR) .
________________________________________________________________________
· 12. O ovo se nida na fase de:
A. mórula
B. blástula
C. gástrula
d. Nenhuma
JUSTIFICATIVA: Vimos isso no período passado, ele rompe a zona pelúcida permitindo finalmente a aderência do trofoblasto
___________________________________________________
13 - já respondida
___________________________________________________
14. O principal sinal de parada circulatória é:
A. desaparecimento do pulso carotídeo
B. parada de respiração
C. midríase
D. desaparecimento da pressão arterial
Essa me encucou professora, porque ao fazer um curso de socorrista, ano passado, éramos orientados a verificara respiração como indício de parada "cardiorrespiratória", e não verificação direta da pulsação. Porque caso houvesse parada respiratória, estaria confirmada a parada cardíaca. É isso? No caso em outras palavras, o sangue pode parar de circular sem a respiração, mas esta não cessa se a circulação não já estiver com seu fluxo interrompido?
_______________________________________________________
15. Dos sinais abaixo, qual o que mais frequentemente está presente na insuficiência cardíaca (IC) na criança?
A. cianose (arroxeado)
B. hepatomegalia
C. ascite (líquido na cavidade abdominal)
REFERÊNCIA:
www.paulomargotto.com.br/documentos/insuficienciacardiaca.pptPelo que entendi, de uma forma geral, a visceromegalia, é isso?
_____________________________________________________
16. Pneumoperitôneo (ao RX de tórax, é a opacidade na base dos pulmões) em doente portador de úlcera gástrica indica:
A. estenose (diminuição da luz)
B. transformação maligna
C. Hemorragia
D. Perfuração
JUSTIFICATIVA: O pneumoperitôneo, de um modo geral, é o indicador de perfurações viscerais ocas, pelo que entendi, é isso?
REFERÊNCIA:
http://www.dapi.com.br/Arquivos/Cursos/Radiologia/ABDOME/ABDOME_AGUDO.pdf.____________________________________________________
17. A imunoglobulina que passa facilmente pela placenta é:
A. IgG
B. IgM
C. IgA
D. Todas acima
JUSTIFICATIVA: Tá nos livros de ensino médio, essa daí, hehe,
___________________________________________________
18. Opacificação total de um hemitórax pode ser encontrada em: (obs.: no RX de tórax, em condições normais, todo pulmão é radiotransparente, ou seja, enegrecido. A opacidade (branco) demonstra lesões.
A. derrame pleural
B. pneumonia de todo pulmão
C. Atelectasia (diminuição do volume viável de alvéolos) do pulmão (PV=nRT)
D. Todos os referidos
REFERÊNCIAS:
http://3.bp.blogspot.com/_pMxMXFn7L-4/S9dWcViJhPI/AAAAAAAAOGU/XhaeyFKUiM8/s1600/derrame+pleural+rx.jpg- HARRISON – MEDICINA INTERNA - PARTE NOVE – DISTÚRBIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - DISTÚRBIOS DA PLEURA, DO MEDIASTINO E DO DIAFRAGMA DERRAME PLEURAL
_______________________________________________________________
19. A causa principal da hipotensão durante uma raquianestesia é: ? ???
A. bloqueio do sistema parassimpático
B. diminuição da resistência periférica
C. relaxamento muscular
D. diminuição da aldosterona
JUSTIFICATIVA: Eu fiquei em dúvida nesse, porque a a raquianestesia bloqueia o simpático certo? No caso a aldosterona não terá relação numa situação dessa, o relaxamento muscular causado, levaria À vasodilatação, e a diminuição da resistência periférica também. Ambos poderiam levar à hipotensão?
_______________________________________________________________
20. Dentre as atitudes familiares patológicas, qual a mais grave?
A. Sedução
B. Superproteção
C. Ansiedade
D. Rejeição
REFERÊNCIA:
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/733.pdfPelo que entendi, há uma atitude adequada antagônica para cada componente de atitude patológica. No caso da rejeição o “oposto” seria o amor, enquanto a da sedução seria a atenção, e ao meu ver, o amor é o mais importante de tudo.
Em 28 de maio de 2013 22:06