| Enfisema Pulmonar | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
HetevaldoLira
| Assunto: Enfisema Pulmonar Ter Jun 25, 2013 9:19 pm | |
| Professora,
Eu estava lendo aqui sobre enfisema pulmonar e vi que ela pode ser classificada como uma doença sistêmica, ai é que esta minha duvida, se a patologia vai ocorrer principalmente nos alvéolos do pulmão, por que ela é considerada uma doença sistêmica?
Hetevaldo Tavares | |
|
| |
Guilherme Alves
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Ter Jun 25, 2013 9:45 pm | |
| Hetevaldo,
Creio que pode estar relacionado ao seguinte fato: com a perda da capacidade de ventilação dos pulmões, decorrente do enfisema pulmonar, o sangue recebe menos oxigênio, levando a um estado de hipoxia, e assim comprometendo todo o sistema. Pesquisei para me aprofundar no assunto e essa foi a conclusão a que consegui chegar. Se estiver errado, peço que a professora me corrija, e também gostaria de saber se tem algo a acrescentar.
Guilherme Alves | |
|
| |
lucas.marenga
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Ter Jun 25, 2013 10:06 pm | |
| Hetevaldo, acho que é uma doença sistêmica porque, embora o dano seja local - os septos interalveolares se rompem e a respiracão fica comprometida -, as consequências, como a falta de oxigênio, são sentidas por todos os tecidos corporais. Lucas Marenga | |
|
| |
romao.sampaio
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Ter Jun 25, 2013 10:20 pm | |
| Também interpretei como Guilherme e Lucas, apesar do problema estar na dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares, ele causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente, comprometendo o sistema como um todo. Romão Sampaio | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Sex Jun 28, 2013 3:54 pm | |
| Hetevaldo Tavares O pulmão é o órgão receptor de oxigênio - oxigênio é energia para todo organismo. Numa alteração de captação de oxigênio (volume versus pressão, capacidade vital, volume residual, etc.), como no enfisema, [u]a oxigenação do coração e da distribuição a TODOS os órgãos estaria comprometida? Isso é sistêmico ou só de locus pulmonar? Hélia Cannizzaro - HetevaldoLira escreveu:
- Professora,
Eu estava lendo aqui sobre enfisema pulmonar e vi que ela pode ser classificada como uma doença sistêmica, ai é que esta minha duvida, se a patologia vai ocorrer principalmente nos alvéolos do pulmão, por que ela é considerada uma doença sistêmica?
Hetevaldo Tavares | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Sex Jun 28, 2013 3:56 pm | |
| Guilherme Alves Você está certíssimo. Hélia Cannizzaro - Guilherme Alves escreveu:
- Hetevaldo,
Creio que pode estar relacionado ao seguinte fato: com a perda da capacidade de ventilação dos pulmões, decorrente do enfisema pulmonar, o sangue recebe menos oxigênio, levando a um estado de hipoxia, e assim comprometendo todo o sistema. Pesquisei para me aprofundar no assunto e essa foi a conclusão a que consegui chegar. Se estiver errado, peço que a professora me corrija, e também gostaria de saber se tem algo a acrescentar.
Guilherme Alves | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar Sex Jun 28, 2013 3:57 pm | |
| Lucas Marenga e Romão Sampaio Ok. Hélia Cannizzaro - lucas.marenga escreveu:
- Hetevaldo, acho que é uma doença sistêmica porque, embora o dano seja local - os septos interalveolares se rompem e a respiracão fica comprometida -, as consequências, como a falta de oxigênio, são sentidas por todos os tecidos corporais.
Lucas Marenga | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Enfisema Pulmonar | |
| |
|
| |
| Enfisema Pulmonar | |
|