Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Interessante V

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:02 pm

[i]Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta[/i].
Carl Jung
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeSex Abr 25, 2014 8:14 pm

Sonhar e despertar, neste balanço de fora para dentro e de dentro para fora, não seria a dialética perfeita?
Ou só sonhar?
Ou só despertar?
Ou só o imaginário?
Ou só real e simbólico?
Ou só, seremos nós?


Hélia Cannizzaro escreveu:
[i]Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta[/i].
Carl Jung
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Medeiros




Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/04/2014
Idade : 31
Localização : Recife - PE

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 4:31 pm

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo.
Esse processo de "despertar", mencionado pela professora, é um dos maiores desafios do ser humano. É o autoconhecimento.
Sim, seria a dialética perfeita o equilíbrio entre sonhar e despertar, assim como lazer e trabalho, o ser médico sem esquecer da humanização. Posso, a partir do pensamento deste tópico, lembrar os meus colegas de turma e futuros colegas de trabalho na medicina da importância de olhar os pacientes com a visão holística, como um todo, ser humano completo, dentro e fora, algo que tem sido muito esquecido ultimamente!

São ótimos esses momentos de reflexão propostos pela senhora, professora. Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 8:39 pm

Flávio Medeiros
Felizmente, consegui um grande amigo parceiro.
Obrigada a você, por suas inteligentes e sensíveis colocações.
E, claro, nossos cumprimentos a JUNG.

Flávio Medeiros escreveu:
Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo.
Esse processo de "despertar", mencionado pela professora, é um dos maiores desafios do ser humano. É o autoconhecimento.
Sim, seria a dialética perfeita o equilíbrio entre sonhar e despertar, assim como lazer e trabalho, o ser médico sem esquecer da humanização. Posso, a partir do pensamento deste tópico, lembrar os meus colegas de turma e futuros colegas de trabalho na medicina da importância de olhar os pacientes com a visão holística, como um todo, ser humano completo, dentro e fora, algo que tem sido muito esquecido ultimamente!

São ótimos esses momentos de reflexão propostos pela senhora, professora. Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Cazuzu




Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/04/2014

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeSáb maio 03, 2014 10:52 pm

É verdade Carl Jung.......e nesse despertar temos a chance de nos melhorarmos. Obrigada professora!
Ir para o topo Ir para baixo
juliozoe




Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 29

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeSáb maio 17, 2014 8:35 pm

A obra de Jung (no sentido mais amplo da palavra, sem por um segundo restringí-la a uma coleção literária) é fantástica.
Leitura obrigatória de quem tem interesse em psiquiatria, Jung, além do brilhantismo técnico, foi também grande na Existência.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung)
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitimeTer maio 20, 2014 3:16 pm

Julio Zoe
Quando paguei a Cadeira de Psiquiatria, quando aluna de Medicina, foi o período que mais li
Jung.
Naquele período, pagava a Cadeira também no Hospital da Tamarineira sob a tutela
do respeitável Psiquiatra: Prof. Dr. Othon Bastos. Um homem literato, muito culto e
conhecedor profundo de Psiquiatria. Lendo outros autores afins, fui naqueles plantões,
me aventurando a escrever sobre o que chamei "As Muralhas da Psicose".
Fui Representante de Turma (como Ingrid e Charles) e fui oradora da Aula de Encerramento.
Este texto na época foi publicado pelo CRM e guardo-o muito bem em minha memória.
Se você tiver interesse, posso ceder para que possa conhecer.

juliozoe escreveu:
A obra de Jung (no sentido mais amplo da palavra, sem por um segundo restringí-la a uma coleção literária) é fantástica.
Leitura obrigatória de quem tem interesse em psiquiatria, Jung, além do brilhantismo técnico, foi também grande na Existência.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Interessante V Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante V   Interessante V Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Interessante V
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Interessante XI
» Interessante VI
» Interessante
» Interessante II
» Interessante III

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 135 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: