Conhecimento Virtual Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro |
|
| Interessante V | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Interessante V Sex Abr 25, 2014 8:02 pm | |
| [i]Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta[/i]. Carl Jung | |
| | | Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Interessante V Sex Abr 25, 2014 8:14 pm | |
| Sonhar e despertar, neste balanço de fora para dentro e de dentro para fora, não seria a dialética perfeita? Ou só sonhar? Ou só despertar? Ou só o imaginário? Ou só real e simbólico? Ou só, seremos nós? - Hélia Cannizzaro escreveu:
- [i]Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta[/i].
Carl Jung | |
| | | Flávio Medeiros
Mensagens : 13 Data de inscrição : 02/04/2014 Idade : 32 Localização : Recife - PE
| Assunto: Re: Interessante V Dom Abr 27, 2014 4:31 pm | |
| Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo. Esse processo de "despertar", mencionado pela professora, é um dos maiores desafios do ser humano. É o autoconhecimento. Sim, seria a dialética perfeita o equilíbrio entre sonhar e despertar, assim como lazer e trabalho, o ser médico sem esquecer da humanização. Posso, a partir do pensamento deste tópico, lembrar os meus colegas de turma e futuros colegas de trabalho na medicina da importância de olhar os pacientes com a visão holística, como um todo, ser humano completo, dentro e fora, algo que tem sido muito esquecido ultimamente!
São ótimos esses momentos de reflexão propostos pela senhora, professora. Obrigado! | |
| | | Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Interessante V Dom Abr 27, 2014 8:39 pm | |
| Flávio Medeiros Felizmente, consegui um grande amigo parceiro. Obrigada a você, por suas inteligentes e sensíveis colocações. E, claro, nossos cumprimentos a JUNG. - Flávio Medeiros escreveu:
- Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e o inconsciente coletivo.
Esse processo de "despertar", mencionado pela professora, é um dos maiores desafios do ser humano. É o autoconhecimento. Sim, seria a dialética perfeita o equilíbrio entre sonhar e despertar, assim como lazer e trabalho, o ser médico sem esquecer da humanização. Posso, a partir do pensamento deste tópico, lembrar os meus colegas de turma e futuros colegas de trabalho na medicina da importância de olhar os pacientes com a visão holística, como um todo, ser humano completo, dentro e fora, algo que tem sido muito esquecido ultimamente!
São ótimos esses momentos de reflexão propostos pela senhora, professora. Obrigado! | |
| | | Ana Cazuzu
| Assunto: Re: Interessante V Sáb maio 03, 2014 10:52 pm | |
| É verdade Carl Jung.......e nesse despertar temos a chance de nos melhorarmos. Obrigada professora! | |
| | | juliozoe
| Assunto: Re: Interessante V Sáb maio 17, 2014 8:35 pm | |
| A obra de Jung (no sentido mais amplo da palavra, sem por um segundo restringí-la a uma coleção literária) é fantástica. Leitura obrigatória de quem tem interesse em psiquiatria, Jung, além do brilhantismo técnico, foi também grande na Existência.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung) | |
| | | Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Interessante V Ter maio 20, 2014 3:16 pm | |
| Julio Zoe Quando paguei a Cadeira de Psiquiatria, quando aluna de Medicina, foi o período que mais li Jung. Naquele período, pagava a Cadeira também no Hospital da Tamarineira sob a tutela do respeitável Psiquiatra: Prof. Dr. Othon Bastos. Um homem literato, muito culto e conhecedor profundo de Psiquiatria. Lendo outros autores afins, fui naqueles plantões, me aventurando a escrever sobre o que chamei " As Muralhas da Psicose". Fui Representante de Turma (como Ingrid e Charles) e fui oradora da Aula de Encerramento. Este texto na época foi publicado pelo CRM e guardo-o muito bem em minha memória. Se você tiver interesse, posso ceder para que possa conhecer. - juliozoe escreveu:
- A obra de Jung (no sentido mais amplo da palavra, sem por um segundo restringí-la a uma coleção literária) é fantástica.
Leitura obrigatória de quem tem interesse em psiquiatria, Jung, além do brilhantismo técnico, foi também grande na Existência.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung) | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Interessante V | |
| |
| | | | Interessante V | |
|