Muito interessante Irla o artigo. Isso é uma prova que todo o nosso corpo está em sintonia, ou seja, todos nossos sistemas estão interconectados. A IC pode causar tanto problemas estruturais como funcionais no trato gastrointestinal.
Se formos falar de alterações estruturais podemos citar, por exemplo, o estômago, onde foram observadas anormalidades da mucosa gástrica como padrão "em mosaico", ectasia vascular antral, espessamento mucoso e áreas de telangiectasias4,5.
Também relacionando a IC com alterações estruturais no TGI podemos citar, ainda, alterações no íleo terminal, cólon e sigmoide, foi observado, por ultrassonografia, aumento da espessura da parede intestinal, sugerindo a presença de edema de alças nos pacientes com IC6.
Em condições fisiológicas, a circulação esplâncnica recebe aproximadamente 25% do débito cardíaco, fazendo que o intestino seja um dos órgãos mais intensamente perfundidos em repouso. Se tivermos uma alteração no débito cardíaco, teremos uma insuficiência também no trato TGI.
As alterações funcionais envolvem, basicamente, anormalidades da permeabilidade intestinal.
Alguém mais pode complementar esse estudo?