Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Interessante II

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante II Empty
MensagemAssunto: Interessante II   Interessante II Icon_minitimeQui Abr 03, 2014 6:12 am

"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro".
Carl Jung
Obs.: Jung é um marco definitivo na Psiquiatria.
Ir para o topo Ir para baixo
Helysânia Shádylla




Mensagens : 27
Data de inscrição : 02/04/2014

Interessante II Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante II   Interessante II Icon_minitimeSáb Abr 05, 2014 4:00 am

Amei essa frase, concordo plenamente. Acho que em tudo deve haver um equilíbrio, e esse é essencial entre o poder e o amor, já que o poder sem o amor não resulta em coisa boa. Mas, o amor de verdade domina o instinto do poder.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante II Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante II   Interessante II Icon_minitimeSáb Abr 05, 2014 2:41 pm

Helysânia Shádylla
Fico feliz de ter gostado.
Quando nas férias, leia muito, muito mesmo. Aproveite esta oportunidade.
Pode ser que a leitura seja Jung. Tão importante, nas considerações de um mundo "um tanto" doente,
mais egoísta, com "poderes" permeados condicionando poucas liberdades em outros, enfim... Pode ser Jung.
O verdadeiro professor é o que consegue ensinar efetivamente na construção de uma sociedade melhor, porque
soube entregar o bastão, neste atletismo, aos mais jovens que virão.
Se "Poder" houver, o ciclo não fecha. E porque deixar pendências para trás? Os piores problemas são os problemas
não resolvidos.
Um abraço,
Hélia Cannizzaro


Helysânia Shádylla escreveu:
Amei essa frase, concordo plenamente. Acho que em tudo deve haver um equilíbrio, e esse é essencial entre o poder e o amor, já que o poder sem o amor não resulta em coisa boa. Mas, o amor de verdade domina o instinto do poder.
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Twany




Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/04/2014

Interessante II Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante II   Interessante II Icon_minitimeSeg Abr 14, 2014 12:06 am

Saber que o centro das emoções, faz coexistir em um mesmo "espaço" o amor e o ódio, nos faz, por vezes, sorrir secretamente, dada a nossa experiência de vida. O sistema Límbico abriga os centros desses dois sentimentos. Ali, próximos um do outro, lembrando-nos quão complexos somos, capazes de ir de um extremo a outro em questão de segundos. Isto se eu ainda puder colocar em extremos o AMOR e o ÓDIO. Posso? Mais surpreendentemente, o nosso complexo amigdalóide abarca os centros do prazer e da agressividade, sensações diametralmente opostas. Será?! Nietzsche dizia "O que fazemos por amor sempre se consuma além do bem e do mal" e, a depender da significação que a palavra "amor" tiver para cada ser, retira-se deste sentimento toda a sua pureza. Eros, Philia, Agapé. Ao invés de falarmos de amor, deveríamos tratar dos amores. Tão plurais, ainda que únicos.
O ódio por sua vez, pode vir - em uma reflexão simplória e pouco fecunda - de uma não realização do amor ideal. Odiamos o amor que não nos é entregue, quando temos tanto a oferecer. Odiamos a ideia de não sermos correspondidos. O ódio, ao meu ver, nada mais é que o nosso mais desesperado grito por amor. E há os que gritam, demasiadamente, alto!
Maravilhosa frase, professora!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante II Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante II   Interessante II Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 8:29 pm

Texto maravilhoso, Camila Twany.
Muito bom mesmo. Essa dialética é muito bem representada por Goethe (Deus e o Diabo = Mefistófeles)
e posteriormente por Nietzsche (tão Bem colocado por você). Na Pós-Modernidade, isso engloba a
"Inteligência da complexidade" de Edgar Morin e a Sabedoria dos Modernos (Luc Ferry, o Transcendental -
e Andrè Comte, o Materailista).
Gostei muito de seu texto que fecha com a Teoria da gênese (=etiologia) do ódio.
Obrigada. Hélia Cannizzaro

Camila Twany escreveu:
Saber que o centro das emoções, faz coexistir em um mesmo "espaço" o amor e o ódio, nos faz, por vezes, sorrir secretamente, dada a nossa experiência de vida. O sistema Límbico abriga os centros desses dois sentimentos. Ali, próximos um do outro, lembrando-nos quão complexos somos, capazes de ir de um extremo a outro em questão de segundos. Isto se eu ainda puder colocar em extremos o AMOR e o ÓDIO. Posso? Mais surpreendentemente, o nosso complexo amigdalóide abarca os centros do prazer e da agressividade, sensações diametralmente opostas. Será?! Nietzsche dizia "O que fazemos por amor sempre se consuma além do bem e do mal" e, a depender da significação que a palavra "amor" tiver para cada ser, retira-se deste sentimento toda a sua pureza. Eros, Philia, Agapé. Ao invés de falarmos de amor, deveríamos tratar dos amores. Tão plurais, ainda que únicos.
O ódio por sua vez, pode vir - em uma reflexão simplória e pouco fecunda - de uma não realização do amor ideal. Odiamos o amor que não nos é entregue, quando temos tanto a oferecer. Odiamos a ideia de não sermos correspondidos. O ódio, ao meu ver, nada mais é que o nosso mais desesperado grito por amor. E há os que gritam, demasiadamente, alto!
Maravilhosa frase, professora!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Interessante II Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante II   Interessante II Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Interessante II
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Interessante XI
» Interessante VI
» Interessante
» Interessante III
» Interessante IV

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 135 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: