Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Edema Pulmonar Agudo

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
rair




Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/06/2013

Edema Pulmonar Agudo Empty
MensagemAssunto: Edema Pulmonar Agudo   Edema Pulmonar Agudo Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 10:48 pm

Professora Hélia,

Em relação ao que foi questionado na sala sobre a utilização de oxigenoterapia poder causar Edema agudo de pulmão,gostaria de compartilhar minha ideia com a senhora e com meus colegas.Acredito que com a oxigenação em excesso,o aumento de oxigênio provavelmente irá causar uma vasoconstrição nos vasos alveolares(capilares),causando um aumento na pressão hidrostática no capilar,e,então,ocorrendo a saída de líquido para fora dos capilares,o que acarretaria em excesso de líquido e ,posteriormente um Edema!
Além disso,gostaria de solicitar uma explicação em relação à alcalose e acidose metábolica e não metabólica e como fazer a correção nessa situação.

Desde já agradeço.
Rair de Menezes Quirino
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Edema Pulmonar Agudo Empty
MensagemAssunto: Re: Edema Pulmonar Agudo   Edema Pulmonar Agudo Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 3:49 pm

Rair Menezes
Sua observação está correta sobre a fisiopatologia do edema pulmonar e o risco do abuso do oxigênio.
Finalmente, eu é que quero saber sobre acidose e alcalose. Quando chegarem a um consenso, absoluto, irão determinar os caminhos terapêuticos diante do EAP.
Hélia Cannizzaro

rair escreveu:
Professora Hélia,

Em relação ao que foi questionado na sala sobre a utilização de oxigenoterapia poder causar Edema agudo de pulmão,gostaria de compartilhar minha ideia com a senhora e com meus colegas.Acredito que com a oxigenação em excesso,o aumento de oxigênio provavelmente irá causar uma vasoconstrição nos vasos alveolares(capilares),causando um aumento na pressão hidrostática no capilar,e,então,ocorrendo a saída de líquido para fora dos capilares,o que acarretaria em excesso de líquido e ,posteriormente um Edema!
Além disso,gostaria de solicitar uma explicação em relação à alcalose e acidose metábolica e não metabólica e como fazer a correção nessa situação.

Desde já agradeço.
Rair de Menezes Quirino
Ir para o topo Ir para baixo
 
Edema Pulmonar Agudo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Introdução ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
» Preliminar IAM (Infarto Agudo do Miocárdio)
» Enfisema Pulmonar
» Embolia Pulmonar
» Retirada do Lobo Pulmonar (Lobectomia)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 133 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: