Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Interessante

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante Empty
MensagemAssunto: Interessante   Interessante Icon_minitimeQui Abr 03, 2014 5:43 am

"É preciso ensinar aos homens como se não se ensinasse realmente,/

propondo-lhes coisas que não sabem como se as tivessem apenas esquecido".

Pope (1688 - 1744)
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo costa




Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/04/2014

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeSáb Abr 05, 2014 3:14 pm

Frase muito bem colocada professora. Ao propor coisas que o aluno não sabe, como se ele não estivesse lembrando, acaba dando mais confiança para o aluno, pois ele pensa: Eu sei algo sobre esse assunto; dessa forma, ajuda muito no aprendizado de temas que poderiam ser vistos como um ''bicho de 7 cabeças'', se não fossem ensinados de uma maneira adequada.

''Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.'' Paulo Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Ingrid Jackel




Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/04/2014

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeDom Abr 06, 2014 4:09 am

Achei muito interessante essa citação de Pope professora, e também concordo, e muito, com o que Marcelo Costa comentou. A meu ver, o que Pope propôs, em outras palavras, foi o método de ensino que hoje conhecemos como interativo, o famoso debate. O interessante é a percepção de que o conhecimento não se constrói apenas com a literatura, mas com a experiência de vida, sendo um o complemento do outro. Nesse sentido, ninguém é completamente ignorante, nem tampouco detém todo o conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeDom Abr 06, 2014 7:16 pm

Marcelo Costa
lembra de Paulo Freire na Autonomia do Pensamento?
É isso mesmo Marcelo. Aproximar para também aprender com a nova geração, com novas inquietudes,
inteligências em evolução, novos olhares, novos conhecimentos e novas perspectivas.
Claro, está, que todo professor sabe mais sobre um tema em questão, mas não sabe tudo.
Essa é uma das trilhas da sabedoria.
Um abraço para você.


marcelo costa escreveu:
Frase muito bem colocada professora. Ao propor coisas que o aluno não sabe, como se ele não estivesse lembrando, acaba dando mais confiança para o aluno, pois ele pensa: Eu sei algo sobre esse assunto; dessa forma, ajuda muito no aprendizado de temas que poderiam ser vistos como um ''bicho de 7 cabeças'', se não fossem ensinados de uma maneira adequada.

''Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.'' Paulo Freire
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeDom Abr 06, 2014 7:18 pm

Muito bom. Falei agora para Marcelo Costa.

Ingrid Jackel escreveu:
Achei muito interessante essa citação de Pope professora, e também concordo, e muito, com o que Marcelo Costa comentou. A meu ver, o que Pope propôs, em outras palavras, foi o método de ensino que hoje conhecemos como interativo, o famoso debate. O interessante é a percepção de que o conhecimento não se constrói apenas com a literatura, mas com a experiência de vida, sendo um o complemento do outro. Nesse sentido, ninguém é completamente ignorante, nem tampouco detém todo o conhecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Twany




Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/04/2014

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeDom Abr 13, 2014 10:51 pm

Concordo em número, gênero e grau com as ideias de Marcelo e de Jäckel. Que maravilha conhecer vocês, meninos! Professora, muito me encanta essa sua versatilidade de conhecimento. Aplicar à histologia os pensamentos de Freud e agora de Pope, somente refletem a sua pluralidade de conhecimento e de abordagens. Sinto que a senhora busca toda a sua plenitude como pessoa e como profissional. Parabéns!
Sobre o trecho, pude sentir os benefícios desta arte de ensinar com a nossa professora de Neurofisiologia do primeiro período: Belmira. Em articulações simples ela conseguiu nos lançar nos terrenos da lógica neuronal e de pensamento. "Vocês sabem disso! Esqueçam a literatura, pensem! Usem a lógica, raciocinem". Por vezes, me sinto tão presa ao raciocínio dos autores dos livros indicados que esqueço da minha capacidade de apreender novos pensamentos lógicos. Pope não poderia ter sido mais sábio ao elucidar tal frase e mais maravilhoso ainda é poder senti-la presente em nosso meio acadêmico!
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Twany




Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/04/2014

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeDom Abr 13, 2014 10:55 pm

Concordo em número, gênero e grau com as ideias de Marcelo e de Jäckel. Que maravilha conhecer vocês, meninos! Professora, muito me encanta essa sua versatilidade de conhecimento. Aplicar à histologia os pensamentos de Freud e agora de Pope, somente refletem a sua pluralidade de conhecimento e de abordagens. Sinto que a senhora busca toda a sua plenitude como pessoa e como profissional. Parabéns!
Sobre o trecho, pude sentir os benefícios desta arte de ensinar com a nossa professora de Neurofisiologia do primeiro período: Belmira. Em articulações simples ela conseguiu nos lançar nos terrenos da lógica neuronal e de pensamento. "Vocês sabem disso! Esqueçam a literatura, pensem! Usem a lógica, raciocinem". Por vezes, me sinto tão presa ao raciocínio dos autores dos livros indicados que esqueço da minha capacidade de apreender novos pensamentos lógicos. Pope não poderia ter sido mais sábio ao elucidar tal frase e mais maravilhoso ainda é poder senti-la presente em nosso meio acadêmico!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitimeTer Abr 22, 2014 8:18 pm

Camila Twany
Obrigada e meu reconhecimento, admiração e respeito, também, pela Profa. Belmira.
Um abraço para você,
Hélia Cannizzaro


Camila Twany escreveu:
Concordo em número, gênero e grau com as ideias de Marcelo e de Jäckel. Que maravilha conhecer vocês, meninos! Professora, muito me encanta essa sua versatilidade de conhecimento. Aplicar à histologia os pensamentos de Freud e agora de Pope, somente refletem a sua pluralidade de conhecimento e de abordagens. Sinto que a senhora busca toda a sua plenitude como pessoa e como profissional. Parabéns!
Sobre o trecho, pude sentir os benefícios desta arte de ensinar com a nossa professora de Neurofisiologia do primeiro período: Belmira. Em articulações simples ela conseguiu nos lançar nos terrenos da lógica neuronal e de pensamento. "Vocês sabem disso! Esqueçam a literatura, pensem! Usem a lógica, raciocinem". Por vezes, me sinto tão presa ao raciocínio dos autores dos livros indicados que esqueço da minha capacidade de apreender novos pensamentos lógicos. Pope não poderia ter sido mais sábio ao elucidar tal frase e mais maravilhoso ainda é poder senti-la presente em nosso meio acadêmico!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Interessante Empty
MensagemAssunto: Re: Interessante   Interessante Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Interessante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Interessante XIV
» Interessante VII
» Interessante XV
» Interessante XVI
» Interessante IX

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 135 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: