Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Oxidação de LDL por fator de ativação plaquetária (PAF)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Oxidação de LDL por fator de ativação plaquetária (PAF) Empty
MensagemAssunto: Oxidação de LDL por fator de ativação plaquetária (PAF)   Oxidação de LDL por fator de ativação plaquetária (PAF) Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 1:46 am

Sobre o processo de oxidação da LDL por ação do fator de ativação plaquetária (PAF) com conseqüente atração de monócitos e do disparo de inflamação pelas citocinas (proteínas pró-inflamatórias) e da sua manutenção por ação de adesão com ICAM e VCAM, me despertou o interesse de reler o livro que recebi em fevereiro de 2011 de Irwin Segel e sua Bioquímica Clínica. Relendo agora Segel, em oxidation-reduction reactions nos deixa claro a gravidade da ação unilateral oxidativa. Diz o autor como já sabemos, que a maioria das reações que ocorrem nas células vivas são reações de óxidoredução, e cita o apêndice das principais que se a turma 133 tiver interesse devo encaminhá-las. Os valores numéricos de E´O reflete o potencial de redução relativo para a reação 2H+ + 2e-→ H2 (-0,414 volt em pH 7). O valor para reação hidrogênio em pH 7 foi calculado de forma arbitrária assumindo o valor de EO como 0,00 volt sobre condições padrão (1 M H+ e 1 atm H2). Como nenhuma substância pode ganhar elétrons sem outra substância perder elétrons, uma completa reação de oxidação-redução passa a ser composta nessas 2 (meias) reações (two half-reactions). Quando essas reações estão completas, aquela com grande tendência a ganhar elétrons tem maior potencial de redução positivo. Aquela com menor tendência a ganhar elétrons tem um potencial de redução menos positivo. Lembrando clinicamente, que as formas reduzidas são bons agentes redutores e as forma oxidadas são bons agentes oxidantes. A reação de oxidação-redução pode ser calculada de várias formas, mas uma interessante aqui apresentada:

ΔE´O == [E´O da reação contendo o oxidizing agent] – [E´O da reação contendo o reducing agent].
Se os agentes “oxidizing and reducing” são idênticos, a equação produzida terá um ΔE´O positivo.
O ΔG´ da reação pode ser calculado da seguinte forma:
ΔG´= nFΔE´O

Onde n é o número de elétrons transferidos por mol (isto é, o número de equivalentes por mol) e F é a constante Faraday (23,063 cal X vol -1 X equivalente -1 um fator convertendo volts/equivalente em cal/equivalente. É possível ver que ΔE´O deve ser positivo para produzir uma reação espontânea (isto é, um ΔG´ negativo).

A K´eq da reação é relacionado à ΔG´, assim:
ΔE´O = 2,3 RT / nF X log K´eq OU
ΔE´O = 0,059 / n X log K´eq (à 25o C)

O potencial de redução de uma reação na qual as formas oxidadas e reduzidas estão presentes em concentrações não padrão pode ser calculado na seguinte expressão, chamada equação de Nernst:

E = E´O + 2,3 RT / nF X log [ oxidized form] / [reduced form] OU
E = E´O + 0,059/n X log [ oxidized form] / [reduced form] a 25oC

Para a reação Aox + Bred → Ared + Box o estado na padrão de ΔE é dado por:
ΔE = ΔE´O - 2,3 RT / nF X [Ared] [Box] / [Aox] [Bred].

Ao vermos o que foi apresentado, aqui, de forma sumária e que nos serve permanentemente como fonte diagnóstica, observo que só a morte é o permanente equilíbrio sobre esse tema que acabamos de ver. Eu pergunto, o que significa uma condição “em vida” nonstandard? Uma condição não padrão? Se insisto em repetir, que a vida é uma permanente busca de equilibrar os desequilíbrios.
Hélia Cannizzaro
Ir para o topo Ir para baixo
 
Oxidação de LDL por fator de ativação plaquetária (PAF)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Processo de Oxidação da LDL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 133 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: