| Primeiro contato | |
|
+2charlesalbuquerque Hélia Cannizzaro 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Primeiro contato Ter Abr 01, 2014 11:35 pm | |
| Brevemente, minha primeira postagem para a Turma 135, Curso Médico, UFPE. Um abraço a todos e minha satisfação do nosso primeiro contato, hoje, em sala de aula UFPE. Hélia Cannizzaro
Médica Patologista Clínica CRM 38875-2 RJ/ CRM 14061 PE Prof. Dr. Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Mestre em Bioquímica – UFPE Doutor em Ciências - Ph.D. em Imunologia – UFMG Coordenação de Disciplina UFPE – Curso Médico Colegiado do Curso Médico UPFE Pós-Doutoramento em Políticas Públicas e Juventude SIAPE Federal 1133548
| |
|
| |
charlesalbuquerque
| Assunto: Re: Primeiro contato Qua Abr 02, 2014 1:09 am | |
| Um grande abraço, Prof.ª.
A aula de hoje foi ótima, será um prazer ser seu aluno nesse período! | |
|
| |
Flávio Medeiros
Mensagens : 13 Data de inscrição : 02/04/2014 Idade : 32 Localização : Recife - PE
| |
| |
arthurMorais
| Assunto: Re: Primeiro contato Qua Abr 02, 2014 8:55 am | |
| Professora, entendendo o fórum também como um espaço extensão das discussões de sala, tomei a liberdade de retomar um caso citado na aula. Qual foi mesmo o diagnóstico para o paciente com anti-HBe e anti-HBs positivo ? E como eu poderia ter descartado a possibilidade de uma antiga infecção do VHB ? Pelo anti-HBc IgG seria possível ? Se esse tipo de debate não for um dos objetivos do fórum, por favor desconsidere a mensagem. | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Primeiro contato Qui Abr 03, 2014 4:43 am | |
| Arthur Morais De forma preliminar, a presença no sangue de HBsAg define a hepatite B em atividade. Quanto aos anticorpos (=Acs = Anti) há que definir se são IgM positivo, IgG positivo ou IgM/IgG positivo. IgM define doença em atividade, apenas IgG positivo define memória (o paciente teve a doença), e IgM/IgG, com aumento maior de IgG, define declínio da doença. O paciente, que falei em sala de aula era imune para hepatite B porém teve positividade no teste Paul-Bunnel-Davidson, com diagnóstico firmado, portanto, para mononucleose infecciosa (vírus Epstein Barr. Ok. Hélia Cannizzaro - arthurMorais escreveu:
- Professora, entendendo o fórum também como um espaço extensão das discussões de sala, tomei a liberdade de retomar um caso citado na aula. Qual foi mesmo o diagnóstico para o paciente com anti-HBe e anti-HBs positivo ? E como eu poderia ter descartado a possibilidade de uma antiga infecção do VHB ? Pelo anti-HBc IgG seria possível ?
Se esse tipo de debate não for um dos objetivos do fórum, por favor desconsidere a mensagem. | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Primeiro contato Qui Abr 03, 2014 4:45 am | |
| Charles Albuquerque Uma maior responsabilidade, prazerosa. Um abraço, Hélia Cannizzaro - charlesalbuquerque escreveu:
- Um grande abraço, Prof.ª.
A aula de hoje foi ótima, será um prazer ser seu aluno nesse período! | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Primeiro contato Qui Abr 03, 2014 4:50 am | |
| Flávio Medeiros Estou no momento, nesta madrugada, em um hospital do Recife e lendo sua mensagem sinto-me bem. Esta é nossa função - ensinar efetivamente e enfrentar, inclusive, os embates naturais desta vida. Sei que a 135 terá muito trabalho comigo e eu com vocês. Vamos ensinar de verdade. Obrigada e um abraço, Hélia Cannizzaro - Flávio Medeiros escreveu:
- Muito obrigado por esta aula de hoje, professora. Tenho certeza que os elogios à senhora foram unanimidade na turma.
Até a próxima
Abraço õ/ | |
|
| |
juliozoe
| Assunto: Re: Primeiro contato Sex Abr 04, 2014 12:44 am | |
| Gosto muito da sua preocupação em nos formar médicos! Agradeço e admiro a atitude. Abraço! | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Primeiro contato Sex Abr 04, 2014 2:27 am | |
| Julio Zoe Serão 4 módulos. Uma longa trajetória. Depois veremos os efetivos resultados. Um abraço e obrigada, Hélia Cannizzaro - juliozoe escreveu:
- Gosto muito da sua preocupação em nos formar médicos! Agradeço e admiro a atitude. Abraço!
| |
|
| |
Helysânia Shádylla
| Assunto: Re: Primeiro contato Dom Abr 06, 2014 6:36 pm | |
| Parabéns, professora, por essa ideia deste fórum. Com certeza, é algo enriquecedor para nossa formação. Abraço! | |
|
| |
Hélia Cannizzaro
| Assunto: Re: Primeiro contato Dom Abr 06, 2014 7:20 pm | |
| Um abraço, Helysânia. Sua participação, neste curto intervalo de tempo, tem sido fundamental.
quote="Helysânia Shádylla"]Parabéns, professora, por essa ideia deste fórum. Com certeza, é algo enriquecedor para nossa formação. Abraço![/quote] | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Primeiro contato | |
| |
|
| |
| Primeiro contato | |
|