Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 98
Data de inscrição : 03/06/2013
Idade : 23

MensagemAssunto: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   Seg Jul 29, 2013 3:50 am

LINK DO ARTIGO

Caros colegas, trago a todos um artigo que achei interessante. Uma mescla do Sistema Respiratório (fonação) com o Digestório. É um artigo curto e retrata um caso clínico.
Espero que achem, no mínimo, interessante.

Um grande abraço.

_________________
João Marcus de Lima Brito Alves
Universidade Federal de Pernambuco
Medicina - Turma 133


"Todo dia muda a cor do quadro da minha vida." Zé de Cazuza
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://conhecimentovirtual.forumeiros.com
medicina133ufpe



Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/06/2013
Idade : 25

MensagemAssunto: Re: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   Ter Jul 30, 2013 8:39 pm

O artigo exposto, de fato, é curto, mas, ao meu ver, muito interessante e completamente relacionado com o nosso módulo de digestório. O tratamento e cura do DRGE (e logicamente de sua disfunção na capacidade de falar) não necessitou de medicamentos envolvendo inibidores de bombas de prótons ou qualquer outro método artificial e complexo que nós estudamos e aprendemos na universidade, mas sim de uma terapia psíquica baseada simplesmente em atividades lúdicas e dialógicas. Que isso nos sirva de lição e aprendizado para que sempre mantenhamos nossa mente aberta à abrangência de diferentes áreas do conhecimento.
Matheus Santana Belem
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanessa Lucena



Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/06/2013
Idade : 28

MensagemAssunto: Re: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   Ter Jul 30, 2013 9:30 pm

Gostei bastante do artigo.Ele me fez ratificar a importância do aleitamento materno,e a interação constante da mãe com seu recém-nascido.
Diante disso,li um pouco mais sobre o tema no site saudedafamilia.org(sobre alimentação da criança) onde pude notar que quando se comparam indivíduos que foram amamentados com os que não receberam leite materno, alguns autores referem
redução da mortalidade infantil, especialmente por diarreia e infecção respiratória, bem como diminuição na incidência ou na gravidade de infecções respiratórias,meningite bacteriana, bacteriemia, diarreia, otite média,sepse tardia no prematuro e enterocolite necrotizante.
Alguns trabalhos sugerem um possível papel protetor do aleitamento materno na redução de morte súbita no primeiro
ano de vida e queda na incidência de algumas doenças na infância tardia e na vida adulta, como diabetes mellitus,obesidade e hipercolesteremia.
Além disso, há estudos comprovando que o contato entre o recém-nascido e sua mãe diminuem consideravelmente o desenvolvimento de distúrbios psíquicos .Logo,é fundamental para nós futuros médicos alertarmos aos nosso pacientes dessa medida simples e de caráter "bio-social" que é o completo aleitamento materno,e o contato entre mãe e filho.

Vanessa Limeira Pontes de Lucena
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Cláudia Ralino



Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2013

MensagemAssunto: Re: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   Ter Jul 30, 2013 10:51 pm

Não há dúvidas da importância que o aleitamento materno tem para a saúde dos recém-nascidos, Vanessa. Além, claro, de diminuir a incidência dessa série de doenças que você citou e de muitas outras que existem, o contato mãe-filho possibilita que os laços entre eles seja fortalecido, evitando, também, distúrbios psíquicos, como esse tratado no artigo. Quem sabe se os problemas psíquicos que o Rafael teve não foram iniciados com a necessidade da mãe de ir trabalhar e fazer o desmame aos 6 meses de idade? É extremamente importante que nós, futuros profissionais de Saúde, façamos as devidas orientações às mães e às famílias, como um todo, de modo a fazê-las entender a influência enorme que o aleitamento tem na vida de seus filhos.

Maria Cláudia Cicalese Ralino
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Hélia Cannizzaro



Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

MensagemAssunto: Re: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   Qui Ago 01, 2013 7:35 pm

Bom amigo João Marcus
Esse artigo de Fonoaudiólogos de SP me comoveu.
E quantos Rafael não existem, não é verdade, com o aumento do mercado de trabalho para nós mulheres.
Com a relação "linguagem versus alimentação oral" sugiro a você João que escreva para a primeira autora,
se identificando e identificando seus interesses", chamada Fernanda Prada Machado (femachado@uol.com.br)
indagando sobre "As Cenas Alimentares" e "Atividades Dialógicas e Lúdicas", tão bem lembradas por Matheus Belém. Em MM (Materiais e Métodos) não há uma referência da descrição completa dessas Cenas Alimentares que seria muito interessante conhecermos.
Não somos fonoaudiólogos, mas conhecer esses "passos" como Médicos será fundamental, principalmente
nossos Obstetras e fundamentalmente nossos Pediatras. Há, sim, uma menção em MM sobre Psicanálise.

Sobre psique, li algo parecido no Fórum que levei um susto (um susto de verdade). Nosso(a) colega indaga: O que a Psiquiatria cura? Não seria muito precipitado julgar uma ciência sem conhece-la? Todas as Ciências e Especialidades DEVEM ser respeitadas, este é o princípio do começo de tudo. Repito uma máxima de Hipócrates: "Se não for possível curar, alivie a dor". Respeito meus amigos Psiquiatras e os tenho em meu coração, e os competentes que não conheço peço a Deus que proteja seus saberes e seu sacerdócio diante desta ciência tão árdua por envolver "comportamentos atípicos". O CRM e CFM (Conselhos Regional e Federal de Medicina) lutaram arduamente para não fazer do Hospital da Tamarineira (onde paguei a cadeira de Psiquiatria como aluna de Medicina) um Shopping.
O referido(a) aluno ou aluna parece, já no segundo período, preferir sentar na praça de alimentação olhando pelo vidro os ditos "loucos e loucas" largados ao relento. O CRM e CFM disseram não! Eles merecem comida, cama e remédios.
João, escreva sim para a Autora e se tiver alguma dificuldade me peça para fazer o contato.
Um abraço,
Hélia Cannizzaro


Admin escreveu:
LINK DO ARTIGO

Caros colegas, trago a todos um artigo que achei interessante. Uma mescla do Sistema Respiratório (fonação) com o Digestório. É um artigo curto e retrata um caso clínico.
Espero que achem, no mínimo, interessante.

Um grande abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem (recém-nascido).
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [FSX] Testando o radar meteorológico
» Radar meteorológico 777 PMDG
» Radar meteorológico em vôo.
» Estudo Arqueológico dos Carimbos Postais do Brasil
» CONTROLE DO PS4

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 133 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: