Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MiriamCarvalho



Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/06/2013

MensagemAssunto: Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes   Sex Jul 26, 2013 3:03 am

Olá professora Helia, essa semana li sobre a utilização de métodos alternativos e inovadores na terapêutica do câncer e muito me despertou essa modalidade inusitada: o uso de corantes, ou terapia fotodinâmica. Vou postar aqui um resumo da ideia principal, seguida do link com o artigo completo

" A Terapia Fotodinâmica parte do princípio de que a interação de luz de comprimento de onda adequado com um composto não- tóxico (fotosensitizador) e oxigênio, resulta em espécies reativas capazes de induzir a inviabilização de células. A técnica visa a destruição localizada do tecido vivo anormal mediante sua necrose ou inviabilização, assim como também a desativação de vírus, destruição de bactérias e fungos. O tratamento se inicia após um período de espera, após a administração ao paciente de um corante fotosensitizador (o agente fototerapêutico), usualmente por injeção intravenosa. Após esse tempo de espera, quando a concentração do corante atinge o seu máximo no tecido lesado, procede-se à exposição do tumor à radiação visível de comprimento e assim há a excitação das moléculas contituintes do agente fotosensitizador. Essa excitação produz moléculas similares a radicais livres que alteram direta e localmento o metabolismo dos sistemas biológicos circundantes. A Terapia Fotodinâmica tem-se mostrado uma modalidade clí- nica promissora para o tratamento do câncer, que oferece a pos- sibilidade de remissão ou mesmo ação paliativa em certos casos de câncer. Também, tem-se mostrado aplicável em um número considerável de outras moléstias, assim como na descontaminação de sangue. Em alguns casos, quando as moléstias se tornam refra- tárias às terapias existentes, a TFD tem-se mostrado uma alternativa viável de tratamento."

http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v23n2/2124.pdf
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
romao.sampaio



Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/06/2013

MensagemAssunto: Re: Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes   Ter Jul 30, 2013 10:08 pm

Interessante o artigo, Miriam.
Pesquisando um pouco, achei até uma aplicação bem casual dessa terapia...

Terapia fotodinâmica para cicatrizes de Acnes

Definição: A terapia fotodinâmica ou PDT, é um tipo de tratamento cosmético usado para queimar a camada superior da pele para revelar uma pele mais saudável, mais lisa por baixo. Ele é usado para todos os diferentes tipos de condições de pele incluindo a acne, cicatrizes de acne, rugas, câncer de pele e danos do sol e pré-câncer. Ele também pode reduzir o tamanho das glândulas de óleo, reduzindo o número de novas manchas de acne que você vai encontrar.

Antes do procedimento: Mais sessões de terapia fotodinâmica começam com uma leve Microdermoabrasão para tornar a pele mais flexível e receptivo ao tratamento. Em seguida, seu médico ou técnico aplicará um creme que contém Ácido aminolevulínico para seu rosto. Este creme vai definir para até uma hora para fazer a pele muito mais sensível à luz, assim, mais receptivo para o tratamento de laser.

O que esperar: Uma vez o creme como foi permitido para definir um período de tempo suficiente, seu médico aplicará uma luz para o seu rosto – geralmente apenas uma pequena área por vez. A luz é geralmente vermelho ou azul e centra-se na área de tratamento. A luz pode pulso ou ser um laser, dependendo do tipo de terapia utilizada.

O procedimento a seguir: Depois de passar por terapia fotodinâmica, é normal sentir ternura ligeira na área de tratamento. Qualquer acne que você tem na área provavelmente vai piorar por um dia ou dois antes de limpar. Desde que sua pele vai ser anormalmente sensível à luz, você precisará permanecer fora do sol e longe do fulgor de TVs e monitores de computador para estar no lado seguro. Você geralmente precisa de vários tratamentos de PDT para melhorar a aparência de cicatrizes de acne.

Precauções: Embora a maioria das pessoas experimenta pouco ou nenhum efeito negativo com a terapia fotodinâmica, existem algumas coisas que você precisa estar ciente de. Por exemplo, desde que sua pele é feita especialmente sensível à luz tratamento a seguir, você precisará torná-lo um hábito de usar protetor solar sempre que você sair. Se a irritação da pele, como vermelhidão, sensação de aperto ou peeling desenvolve, informe seu dermatologista imediatamente. Da mesma forma, em alguns casos, a terapia fotodinâmica pode tornar seu tom de pele desigual.


Romão Sampaio Monteiro Sobrinho
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Hélia Cannizzaro



Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

MensagemAssunto: Re: Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes   Qui Ago 01, 2013 6:49 pm

Grande Miriam Carvalho
Li e achei muito interessante.
Me faça um favor, vá no pub med e pesquise sobre terapia fotodinâmica e interleucinas (citocinas),
e retorne nos informando.
Um abraço para você,
Hélia Cannizzaro

MiriamCarvalho escreveu:
Olá professora Helia, essa semana li sobre a utilização de métodos alternativos e inovadores na terapêutica do câncer e muito me despertou essa modalidade inusitada: o uso de corantes, ou terapia fotodinâmica. Vou postar aqui um resumo da ideia principal, seguida do link com o artigo completo

" A Terapia Fotodinâmica parte do princípio de que a interação de luz de comprimento de onda adequado com um composto não- tóxico (fotosensitizador) e oxigênio, resulta em espécies reativas capazes de induzir a inviabilização de células. A técnica visa a destruição localizada do tecido vivo anormal mediante sua necrose ou inviabilização, assim como também a desativação de vírus, destruição de bactérias e fungos.  O tratamento se inicia após um período de espera, após a administração ao paciente de um corante fotosensitizador (o agente fototerapêutico), usualmente por injeção intravenosa. Após esse tempo de espera, quando a concentração do corante atinge o seu máximo no tecido lesado, procede-se à exposição do tumor à radiação visível de comprimento e assim há a excitação das moléculas contituintes do agente fotosensitizador. Essa excitação produz moléculas similares a radicais livres que alteram direta e localmento o metabolismo dos sistemas biológicos circundantes. A Terapia Fotodinâmica tem-se mostrado uma modalidade clí- nica promissora para o tratamento do câncer, que oferece a pos- sibilidade de remissão ou mesmo ação paliativa em certos casos de câncer. Também, tem-se mostrado aplicável em um número considerável de outras moléstias, assim como na descontaminação de sangue. Em alguns casos, quando as moléstias se tornam refra- tárias às terapias existentes, a TFD tem-se mostrado uma alternativa viável de tratamento."

http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v23n2/2124.pdf
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Câncer de Esôfago e Pulmão: a cura com corantes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 133 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: