Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Insuficiência Renal Crônica e Doença Renal Terminal

Ir em baixo 
AutorMensagem
Eduardo Cirne



Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/04/2014

MensagemAssunto: Insuficiência Renal Crônica e Doença Renal Terminal   Seg Jun 02, 2014 12:25 am

Doença renal crônica, também conhecida como insuficiência renal crônica (IRC), é a perda progressiva da função renal, ao longo de um período de meses ou anos. Os sintomas de piora da função renal não são específicos e podem incluir sensação de mal-estar generalizado e apetite reduzido. Muitas vezes, a doença renal crônica é diagnosticada como resultado da triagem de pessoas que tem risco de problemas renais, como pessoas que sofrem de pressão alta ou diabetes e aquelas com um parente de sangue com doença renal crônica. A doença renal crônica pode também ser identificada quando essa leva uma pessoa a uma das suas complicações, tais como doença cardiovascular, anemia ou pericardite. Ela diferencia-se da doença renal aguda, em que a redução da função renal tem de estar presente durante mais de 3 meses.
A doença renal crônica é identificada por um exame de sangue para verificar os níveis de creatinina. Níveis mais elevados de creatinina indicam uma taxa de filtração glomerular inferior e, como resultado de uma diminuição da capacidade dos rins de excretar produtos residuais. Os níveis de creatinina podem ser normal nas primeiras fases da DRC, e a condição é descoberta se o sumário de urina mostrar que o rim está permitindo a perda de proteínas ou células vermelhas do sangue para a urina. Para investigar a fundo a causa da lesão renal, várias formas de imagens médicas, exames de sangue e biópsia renal, muitas vezes, são empregados para descobrir se há uma causa reversível para o mau funcionamento dos rins. Orientações profissionais recentes classificam a gravidade da doença renal crônica em cinco etapas, com estágio 1 sendo o mais suave e, geralmente, causando poucos sintomas e estágio 5 como uma doença grave, com má expectativa de vida se não for tratada. Estágio 5 da DRC é freqüentemente chamado de doença renal terminal ( DRT) , insuficiência renal terminal ( IRT ) , ou estágio final da doença renal (DRCT) e é quando seus rins não podem mais suportar as necessidades do seu corpo.
Não existe um tratamento específico mostrado como retardante do agravamento da doença renal crônica. Se existe uma causa subjacente à DRC, como a vasculite, esta pode ser tratado diretamente para retardar os danos. Em estágios mais avançados, os tratamentos podem ser necessários para a anemia e doença óssea. DRC grave requer terapia de substituição renal, que pode envolver uma forma de diálise, mas o ideal constitui um transplante de rim.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João.Pedro



Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/04/2014

MensagemAssunto: Re: Insuficiência Renal Crônica e Doença Renal Terminal   Seg Jun 02, 2014 12:41 am

Numa rápida pesquisa pude constatar que o número de pacientes com DRC está aumentando em todo o mundo em escala alarmante. A magnitude do problema é tão grande que tem levado autoridades médicas a considerá-lo um problema de saúde pública. No Brasil, as atenções com a DRC se restrigem quase que exclusivamente ao seu estágio mais avançado, quando se necessita de terapia renal substitutiva, o que é um absurdo e só deixa mais explicito ainda o que todo mundo já sabe: a precariedade da nossa atenção básica à saúde e nossa saúde pública em geral. Constatei também, o que não chegou a ser uma novidade, que a DRC depende da qualidade do atendimento ofertado muito antes da falência funcional renal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Insuficiência Renal Crônica e Doença Renal Terminal
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [VOTAÇÃO] Se você tivesse que escolher uma única plataforma de jogos para os próximos 5 anos, qual você escolheria?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 135 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: