Conhecimento Virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conhecimento Virtual

Projeto Conhecimento Virtual Profa. Hélia Cannizzaro
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Programa de Controle da Asma Severa

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 12:05 am

Sempre releio este artigo. Estamos, nesta fase, tratando de sistema respiratório histologicamente e fazendo um link imediato com clínica médica. O artigo reafirma que a asma brônquica, que já tratamos em sala de aula, é uma das doenças crônicas mais comum. Há então que se capacitar para tratá-la com total eficiência. Passa ser um problema de grande atenção pela Saúde Pública. Conheça neste artigo o Programa de Controle da Asma Severa que conhecemos, em seu quadro mais grave, como Síndrome do Mal Asmático (SMA).

Você poderá baixar em pdf ou no formato que desejar: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1896159/.

O grupo é da Bahia - Brasil e existe uma boa opção no Fórum de escrever diretamente para os autores em caso de dúvida, pois os mesmos trabalham com Alergologia (o e-mail está lá, normalmente do Serviço ou do último Autor). Afinal, estamos no Fórum.

Um abraço a todos, e leiam o artigo. Tem dialética com conotação patológica (doença) e humanitária (saúde).

Hélia Cannizzaro
Ir para o topo Ir para baixo
TiagoCastro




Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 5:07 pm

Professora, sempre que se fala em asma e no seu tratamento, a abordagem geralmente se limita ao uso de corticoides e broncodilatadores. Fiquei curioso a respeito do uso de homeopatia, ao invés da alopatia convencional. Essa curiosidade partiu do fato de eu ter sido asmático e fui tratado pela homeopatia, em raríssimos casos de crises mais graves recorri a corticoides, mas basicamente após muito tempo administrando o uso de medicamentos homeopáticos tive um ótimo resultado contra a minha asma. Não sei se posso dizer que estou curado, visto que essa doença é dita como crônica, mas desde os 7 anos nunca mais tive uma única crise, além de nenhuma gripe severa. Há relatos de curas da asma com tratamento homeopático, mas para ser sincero não achei nenhum artigo científico a respeito nos sites recomendados pelos professores. Esse é um tópico que acho muito importante e muito pouco abordado, o tratamento homeopático. Esse tratamento requer uma persistência e dedicação intensa, principalmente nas crises e por isso muitas vezes são trocados pela rapidamente eficiente alopatia.

Tiago Castro
Ir para o topo Ir para baixo
medicina133ufpe




Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/06/2013
Idade : 31

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 7:34 pm

Professora, devido a dispneia expiratória, nao deveria haver acidose ao invés da alcalose, ja que existirá um acumulo de um óxido ácido (CO2) nos casos de asma brônquica?
Att, Matheus Santana.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 11:00 pm

Tiago Castro
A Homeopatia é ciência milenar e dedico a ela o meu respeito. Eu, pessoalmente, tenho o meu profissional nesta área aliado à acupuntura. Não são todos felizardos com a homeopatia, se fosse
assim dispensaria as outras especialidades médicas como Alergologia, médico interno imunologista e pneumologia.
Você teve sorte e fico feliz por você.

Matheus Santana
Em sala de aula nos propusemos a que vocês definissem: na asma brônquica descompensada há acidose ou alcalose respiratória?

Hélia Cannizzaro
Ir para o topo Ir para baixo
medicina133ufpe




Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/06/2013
Idade : 31

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 2:00 am

Exatamente professora! Me recordo de ter tido a dúvida em sala de aula e me propus a pesquisar sobre o assunto, e com a retomada do contexto, achei pertinente questionar novamente. O sangue é um sistema tamponado que apresenta o equilibrio quimico segundo a reaçao CO2 + H2O <-> H2CO3 <-> H+ + HCO3-. A asma brônquica exacerbada caracteriza-se por uma inflamação crônica das vias aéreas, dificultando o fluxo de ar adequado entre os pulmões a a atmosfera. Desse modo, essa consequente deficiência da respiração pulmonar iria diminuir a saída do CO2, fazendo com que a reação anterior fosse deslocada para a direita e resultando na diminuição do pH, gerando a acidose. A senhora concorda comigo?

Att, Matheus Santana.
Ir para o topo Ir para baixo
Renata Vieira




Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 2:44 am

Boa noite professora Hélia,

Gostaria de saber em que medida a situação emocional do indivíduo acentua o processo asmático? Já ouvi histórias sobre isso, mas não sei até que ponto de fato é verdade. Li um artigo interessante chamado Doenças das Vias Aéreas Superiores, que analisava sobretudo doenças respiratórias relacionadas às situações de trabalho das pessoas, e, dentre as questões abordadas, tem um ponto pertinente a ser considerado nesse post: o de que geralmente a asma ocupacional estaria precedida pela rinite alérgica. Isso necessariamente ocorre?

Grata,

Renata Vieira
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 3:13 am

Renata Vieira
Você tocou num ponto fundamental: o estado emocional. Num pronto-socorro, por exemplo, é o melhor campo para se construir um diário de observações. Suponhamos, que dois pacientes dão entrada, juntos, naquele plantão, com doença de Guillan-Barré (poliradiculoneurite) com imobilização completa dos MMIIs. Parar de andar, de repente, é caótico e assustador. Esteja certa, que na maioria dos casos suas evoluções clínicas serão diferentes, completamente diferentes, e consequentemente a cura e alta hospitalar - se existirem. O humor, a disposição para viver, a bondade, a generosidade, a evolução espiritual são todos aspectos embutidos na anamnese (antecedentes pessoais e familiares) mas que não deveriam estar apenas embutido na papeleta de nós Médicos. O estímulo à cura não está apenas reservada à terapêutica médica física/molecular, mas a generosidade Médica daquele que sofre e nos busca ávidos de superação. O humor influencia várias patologias, a asma é uma delas. Mas, há que considerar, que nem todos os asmáticos vivem em permanentemente descontentamento. As doenças tumorais, as doenças autoimunes, enfim, somos corpo, mente e espírito e não nos desmontamos daquilo que holograficamente somos.
Um abraço, Renata,
Hélia Cannizzaro
Ir para o topo Ir para baixo
medicina133ufpe




Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/06/2013
Idade : 31

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 12:34 pm

Professora, eu li um artigo recentemente que afirma os benefícios da natação para pacientes asmáticos, ele afirma que a inspiração pela cavidade oral, nesse caso, é benéfica, uma vez que a capacidade de sucção de ar é aumentada, sem que haja o prejuízo na filtração, já que, segundo ele, a superfície da água é isenta de impurezas. No final do artigo, contudo, há uma ressalva enfatizando que isto não se aplica a pacientes com Rinite. A senhora poderia me explicar o motivo?

Obrigada!
Rayanne Carvalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélia Cannizzaro




Mensagens : 1065
Data de inscrição : 23/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 3:06 pm

Rayanne Carvalho
A rinite já convive com um edema importante e, é, frequente, na natação, a entrada de água na cavidade
nasal. Água, não tão somente, mas com cloro e algicidas que podem acrescer a reação alérgica.
A natação melhora e muito os pacientes com a asma. Como você bem descreveu.
Todas as modalidades ampliam o que você descreveu: nado livre, borboleta, peito e costas,
além é claro do aumento da expansibilidade da caixa torácica.
O asmático que faz natação só necessita tomar cuidado nos períodos de chuva, pois o
corpo aquecido ao lado da menor temperatura ambiental favorece frequentemente
processos inflamatórios e infecciosos com bactérias e/ou vírus.
Mas, os nadadores de plantão não costumam desistir. Por reconhecimento dos
seus benefícios terapêuticos e por uma vaidade saudável daquele que olha o
corpo e gosta.
Um abraço,
Hélia Cannizzaro
Rayanne Carvalho escreveu:
Professora, eu li um artigo recentemente que afirma os benefícios da natação para pacientes asmáticos, ele afirma que a inspiração pela cavidade oral, nesse caso, é benéfica, uma vez que a capacidade de sucção de ar é aumentada, sem que haja o prejuízo na filtração, já que, segundo ele, a superfície da água é isenta de impurezas. No final do artigo, contudo, há uma ressalva enfatizando que isto não se aplica a pacientes com Rinite. A senhora poderia me explicar o motivo?

Obrigada!
Rayanne Carvalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Rezende




Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/06/2013

Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitimeTer Jun 25, 2013 9:36 pm

Olá professora!!!!

Em relação ao tema proposto,vários estudos se referem a síndrome do mal asmático como um grande desafio a terapêutica da pneumologia.Tendo em vista que essa doença relaciona-se principalmente com remodelamento das vias aéreas...uma duvida me intrigou.Como e porque ocorre o remodelamento das vias aéreas na asma crônica?e quais são as alterações histopatológicas que produzem essa alteraçao?

Um abraço!
Camila Rezende
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Programa de Controle da Asma Severa Empty
MensagemAssunto: Re: Programa de Controle da Asma Severa   Programa de Controle da Asma Severa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Programa de Controle da Asma Severa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Asma e São João
» Emergência Médica na Asma Brônquica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecimento Virtual :: Medicina - Turma 133 - UFPE :: CV propriamente dito-
Ir para: